quinta-feira, março 10, 2005

Esclarecimentos Iniciais e Finais

Não sou cinéfilo e prefiro milhões de vezes meu aparelho de DVD às possíveis companhias irritantes e seus desagradáveis comentários nas saídas das sessões nas salas de cinema. Não seguirei pois, as novidades do dia, embora nada impeça que a elas me atenha.

Acredito que certos filmes precisam ser interpretados para se melhor apreender todas as possibilidades de significação que eles nos abrem. Da mesma forma, acredito que outros filmes são absolutamente auto-interpretáveis e por isso mesmo, se falar mais, estraga.

Os filmes aqui analisados serão escolhidos arbitrariamente, conforme acredite que ensinem algo sobre a vida humana, conforme expus no tópico sobre a elegância. Deste modo, não tenho qualquer preconceito com "blockbusters" ou "independentes", pouco me importando de onde venham ou quem tenha realizado ou participado dos filmes. A história é o que interessará. Se não do enredo, ao menos da vida de algum personagem. Muito menos me interessa discutir detalhes técnicos da linguagem cinematográfica, salvo se absolutamente imprescindíveis para a história que se conta.

Embora tenha consciência que a "linguagem" de blog requer posts curtos, pouco me importará o tamanho dos textos, como se vê logo pelo primeiro que vai aqui publicado. As resenhas ou seja lá como prefiram chamá-las também não seguirão qualquer preocupação de método, embora é claro, algum sempre haverá de ter. O primeiro que falar de semiótica nos comentários ganha um chapéu gravado com os dizeres de imbecil.

Pretendo ao menos falar sobre dois filmes por mês. Se tiver interesse em ser avisado das atualizações, é só se cadastrar na mailing list aí ao lado. No mais, seja bem vindo e sinta-se em casa. Desejo-lhe boa leitura. A caixa de comentários vai aberta para discussão. Contudo, se for comentar, lembre-se do título do blog. Afinal, não esqueça que a casa é minha e não pega bem sair pichando as paredes quando se é convidado.

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.
Todos os direitos reservados. É proibida qualquer reprodução do conteúdo deste blog sem prévia e expressa autorização do seu autor.